Imunidade baixa

A baixa imunidade é um problema que atinge muitas pessoas e pode desencadear inúmeras doenças. A baixa imunidade pode ocorrer por vários fatores, se você quer saber mais sobre o problema continue lendo o artigo.

Sintomas

Você sabe o que é baixa imunidade? A baixa imunidade ocorre quando as células de defesa (leucócitos ou glóbulos brancos) do organismo diminuem e por consequência, não fazem o seu papel no organismo, que é defende-lo contra os microorganismos transmissores de doenças. Os sintomas da imunidade baixa podem ser manifestados através das doenças que se repetem no organismo, podendo ter dois ou mais sintomas.

É preciso ficar atento aos sintomas, para poder combater o problema através de uma alimentação balanceada e dessa forma fortalecer o organismo. O corpo humano necessita de vitaminas, antioxidantes, sais minerais para se manter saudável e a imunidade alta. Esses nutrientes são encontrados nos alimentos como frutas, legumes, verduras, grãos, entre outros. Entre os sintomas podemos destacar os mais importantes: herpes labial, cansaço, resfriados constantes, queda de cabelo, infecções no intestino com frequência, infecções causadas por fungos e micoses com frequência, unhas enfraquecidas, queda de cabelo, otite, pneumonia, estomatite que ocorrem com maior frequência.

Causas

A imunidade baixa pode ter várias causas, por isso é necessário que o indivíduo com a imunidade baixa procure um médico para fazer uma avaliação. O uso de medicamentos prolongados também baixa a imunidade, como a dipirona, quimioterapia realizada em pessoas com câncer, radiação, uso de álcool, estresse, excesso de atividades físicas, depressão, obesidade, doenças crônicas, má alimentação, falta de vitaminas no organismo, variações de hormônios na TPM, entre outras.

A má alimentação é um dos problemas que mais baixam a imunidade, pois com a correria do dia a dia, as pessoas não se alimentam adequadamente, optam por alimentos ricos em gorduras, como frituras, fast food, entre outros e acabam esquecendo dos alimentos saudáveis, que são as frutas, legumes e verduras que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Tratamentos

A baixa imunidade pode ser tratada a partir de uma boa alimentação. O consumo de alimentos in natura fortalece o organismo, pois os nutrientes são preservados e absorvidos com muito mais facilidade. É importante praticar atividades físicas ao ar livre, evitar bebidas alcoólicas, o fumo e não consumir alimentos industrializados, pois eles apresentam maior quantidade de sódio e conservantes. Para aumentar a imunidade é importante o consumo de alimentos que sejam ricos em vitamina E, vitamina A, e vitamina C, vitamina D e todas do complexo B. Alimentos com ômega 3 e 6 são fundamentais para que a imunidade baixa seja elevada. Dessa forma o sistema imunológico é fortalecido mantendo o organismo saudável.

Alguns alimentos em especial podem elevar a imunidade, como morangos que são ricos em vitamina C, o kefir no iogurte que é rico em probióticos, tomate rico em vitamina A, sementes de girassol excelente antioxidante e rico em vitamina E, ostras ricas em zinco e salmão que é rico em ômega 3. Agora que você já sabe como fazer para aumentar a imunidade pode mudar seus hábitos alimentares e praticar atividades físicas.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Compartilhe. É muito importante para nós!