Novo Tratamento para Zika vírus

Zika vírus, quem não ouviu falar desse vírus durante o ano e todas as complicações que o mesmo pode transmitir?! O transmissor do vírus Zika é o mosquito Aedes aegipty. Saiba mais sobre o vírus aqui.

Sintomas do Zika Vírus

Os primeiros casos de, Zika vírus aqui no Brasil, foram identificados no ano de 2015, nos estados de Rio Grande do Norte e na Bahia, hoje já foi identificado em 70 países.  Uma pessoa que é infectada pelo Zika vírus pode apresentar os sintomas entre 3 e 12 dias e os sintomas são semelhantes aos da dengue. Porém 80% das pessoas que são infectadas pelo Zika não apresentam sintomas.

Os sintomas do Zika vírus são: mialgia (dor muscular muito forte), temperatura corporal entre 37,8°C e 38,5°C, artralgia (dor nas articulações, mais comum nas mãos e nos pés, acompanhado com inchaço), conjuntivite ( sem secreção nos olhos), erupções cutâneas com coceira, no rosto, nos pés, nas mãos e tronco. Em alguns casos raros, podem ocorrer diarreia, fotofobia, dor no abdômen, úlceras na mucosa da boca, constipação. Os sintomas permanecem no organismo, entre 2 e 7 dias, porém as dores nas articulações podem permanecer por cerca de 30 dias.

Causas de contaminação do Zíka Vírus

O Zika vírus pode ser transmitido através da picada do mosquito Aedes Aegipty. O mesmo apresenta a cor marrom ou preta com listras brancas nas pernas e no corpo, o que pode ser facilmente identificado. Quando o mosquito pica na pele o indivíduo não sente, uma vez que não coça e nem dói, como o mosquito voa a menos de dois metros do chão ele costuma picar as panturrilhas, os pés e os joelhos. O mesmo pode atacar as pessoas estando dentro de casa ou na rua, mesmo que esteja calor, pois ao ficar na sombra o mosquito pode picar.

A mulher grávida pode transmitir a Zica para o bebe enquanto está grávida e o mesmo poderá desenvolver a microcefalia e outros problemas cerebrais muito graves, como também problemas sérios nas articulações, problemas nos olhos, entre outras malformações que ainda estão em estudos.

Outra forma de transmissão do Zika é através da relação sexual entre parceiros, desde que um deles esteja infectado pelo vírus, mesmo que o indivíduo que estiver infectado não apresente os sintomas. Também está sendo estudada outras formas de transmissão do vírus, como pela saliva, transfusão de sangue, entre outras. Por isso a ANVISA e o Ministério da Saúde estão fazendo uma nova triagem para quem quer doar sangue.

Tratamentos contra o Zika Vírus

O Zika Vírus pode ou não apresentar sintomas o que faz com que seja mais difícil detectar se a pessoa está contaminada ou não. Portanto o tratamento da doença só ocorre quando a pessoa apresenta os sintomas, que é o uso de medicamentos como analgésicos, porém devem ser evitados medicamentos com Ácido Acetilsalicílico. Esses medicamentos podem provocar hemorragia, os anti-inflamatórios como diclofenaco, piroxicam e ibrupofeno não podem ser ministrados. Paracetamol e dipirona são os medicamentos usados para combater alívio dos sintomas da Zika.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Compartilhe. É muito importante para nós!