Novo Tratamento para Chikungunya

Esse é um problema de saúde pública, a Chikungunya, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegiypti, fez e faz inúmeras vítimas no Brasil e fora dele. Veja como evitar o contágio e muito mais aqui no artigo.

Sintomas da Chikungunya

A Chikungunya apresenta sintomas quase idênticos aos da Dengue, os sintomas começam a aparecer entre 4 e 8 dias, após ser picado pelo mosquito. Os sintomas da doença são: febre de 40°C, manchas vermelhas no corpo e fortes dores de cabeça. As dores decorrentes da Chikungunya localizam-se basicamente nas articulações e podem levar a imobilidade do paciente, dores fortes nas costas, coceira no corpo com possível escamação na pele, cansaço extremo, hipersensível a claridade, diarreia, dor abdominal e vômitos, olhos vermelhos e dor forte atrás dos olhos. Podem ocorrer outros sintomas, raros, como distúrbios neurológicos. O que ocorre é que o vírus se localiza nas articulações, como joelhos e cotovelos é comum as dores permanecerem, mesmo depois de tratar a doença.

A doença, pode também, desenvolver sintomas que vão muito além, como:

– Juntas doloridas, permaneceram pelo período de até 3 anos após a infecção;

– Artrite de longo prazo;

– Dores articulares, que duraram por até 2 anos após a infecção;

– Dores musculares duraram por até um ano após a infecção.

Vale lembrar que os sintomas podem variar de acordo com cada pessoa

Causas da Chikungunya

A Chikungunya é uma doença infecciosa causada pelo vírus CHIKV, aqui no Brasil os primeiros casos da doença, transmitidas dentro do país, só tiveram início no ano de 2014, na Bahia e no Amapá. Na Bahia teve uma epidemia, no mesmo ano na cidade de Feira de Santana em apenas 3 meses teve mais de 1000 casos. Como o mosquito é o transmissor da doença é preciso combater o mesmo para acabar com as infestações da doença. A Chikungunya pode ser diagnosticada através dos sintomas e exames laboratoriais.

Tratamentos para Chikungunya

Para tratar a febre Chikungunya é preciso diagnosticar a doença através de exames. Após a constatação da mesma é preciso dar início ao tratamento para alívio dos sintomas, uma vez que ainda não existe um tratamento específico para a doença. O tratamento pode ser feito através do uso de medicamentos como anti-inflamatórios não esteroides, analgésicos que não contenham aspirina, imunoterapia. Os pacientes também podem tratar através da alimentação consumindo alimentos ricos em magnésio que fortalecem o organismo, beber em média 2 litros de água para evitar que a pessoa se desidrate, fazer repouso para regenerar o corpo e fisioterapia para aliviar a dor nas articulações, mesmo que tenha passado a febre.

É importante salientar, que a pessoa que é infectada uma vez pela febre Chikungunya fica imune para o resto da vida, ou seja, não corre o risco de ter novamente a febre Chikungunya.

É importante fazer o tratamento até o final e NUNCA se automedicar, pois apenas o médico poderá determinar qual o melhor tratamento para s febre Chikungunya. Usar repelente é uma forma de evitar a picada do mosquito, como também não frequentar áreas de risco, onde haja infestação do mosquito.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Compartilhe. É muito importante para nós!